Como fazer agendamento no CEIM
Para serviços como regularização documental (RNM, CPF, Carteira de Trabalho, vistos de reunião familiar), solicitação de refúgio ou outros tipos de atendimento é preciso comparecer diretamente ao CEIM. No entanto, é recomendável entrar em contato previamente por telefone ou e-mail para confirmar os procedimentos e documentos necessários, especialmente para serviços que envolvem a Polícia Federal. Isso garante um atendimento mais eficiente, considerando as limitações de infraestrutura e alta demanda. Os agendamentos feitos pelo CEIM são:
Agendamento para emissão da Carteira de Trabalho (CTPS)
A CTPS é o documento indispensável para que o migrante possa exercer atividades laborais de forma regular no Brasil. O CEIM auxilia no agendamento junto ao órgão competente para a emissão deste documento.
Agendamento na Receita Federal para correção do CPF
O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é essencial para diversas atividades no país, desde a abertura de contas bancárias até a inscrição em programas sociais. Caso haja necessidade de correção de dados no CPF, o CEIM orienta e auxilia no agendamento do atendimento na Receita Federal.
Agendamento na Polícia Federal para Registro Nacional Migratório (RNM) ou Solicitação de Refúgio
Para os migrantes que chegam ao Brasil, a regularização de sua situação migratória é o primeiro passo. O CEIM auxilia no agendamento junto à Polícia Federal para dar entrada no pedido de Registro Nacional Migratório (documento que formaliza a residência no Brasil) ou na solicitação de refúgio, conforme o caso.