Acesso a Serviços Públicos e Apoio Psicossocial
O CEIM facilita o acesso a serviços públicos essenciais, incluindo:
Acesso à Saúde no Paraná
Por meio desse serviço, você tem acesso gratuito à saúde pública no Paraná através do Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS garante atendimento médico, consultas, exames, vacinas e procedimentos cirúrgicos para todos os residentes, incluindo migrantes e refugiados.
Revalidação de Diploma de Ensino Médio Estrangeiro
Por meio desse serviço, você solicita o reconhecimento de equivalência do seu diploma de Ensino Médio concluído no exterior, garantindo que ele tenha validade no Brasil.
Revalidação de Diplomas de Ensino Superior
Por meio desse serviço, você solicita a revalidação de diplomas de graduação e pós-graduação obtidos no exterior, garantindo que eles tenham validade no Brasil.
Cursos Profissionalizantes e Qualificação Profissional
A capacitação profissional é uma excelente forma de aumentar suas chances no mercado de trabalho brasileiro. Há diversas opções de cursos gratuitos para você se qualificar em diferentes áreas.
Aulas de Português para Estrangeiros
Por meio desses serviços, você tem acesso a cursos de português para se comunicar em situações do dia a dia, como fazer compras, usar o transporte público e se familiarizar com a cultura local em Curitiba e no Paraná.
Cursos de Português para Naturalização
Se o seu objetivo é a naturalização brasileira, a proficiência em português é um requisito oficial. Para isso, você pode precisar de um curso preparatório para o exame oficial de proficiência e para a entrevista de naturalização.
Assistência Social para Migrantes no Paraná
A assistência social é um direito que busca oferecer apoio e acolhimento a migrantes no Paraná. Esses serviços, oferecidos por instituições públicas e privadas, garantem acesso a direitos básicos e ajudam a suprir necessidades em momentos de vulnerabilidade.
Direito à Educação no Paraná
A educação é um direito garantido a todas as pessoas no Paraná e em todo o Brasil. Crianças, jovens e adultos, incluindo migrantes, refugiados e apátridas, têm a chance de estudar na rede pública de ensino, que é totalmente gratuita.