Observatório Regional de Governança Migratória

Apresentação

O Observatório Regional de Governança Migratória do Estado do Paraná (ORGMIGRA) é um núcleo de pesquisa aplicada, constituído com a finalidade de produzir, sistematizar, monitorar, analisar e divulgar dados, informações e estudos sobre os movimentos migratórios no Estado do Paraná. Na Plataforma do Observatório encontrará publicações técnicas, mapas, indicadores, eventos e ferramentas para fortalecer políticas públicas migratórias baseadas em evidências.

 

Sobre o Observatório

O Observatório Regional de Governança Migratória (ORGMIGRA) é uma iniciativa da Superintendência Geral de Governança Migratória do Estado do Paraná.

Seu propósito é articular Estado, academia, sociedade civil e organismos internacionais na produção de conhecimento qualificado sobre as migrações, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes, participativas e inclusivas.

O ORGMIGRA conta com equipe de pesquisadores e pesquisadoras em diferentes níveis: doutorado, mestrado e graduação. O ORGMIGRA se orientará principalmente pelos princípios da transparência, informação e publicidade, além dos demais princípios que regem a administração pública.

 

Missão, Visão e Objetivos

a) Missão: A missão do ORGMIGRA é produzir, sistematizar, monitorar, analisar e divulgar dados, informações e estudos sobre os movimentos migratórios no estado do Paraná. Seu objetivo principal é subsidiar a formulação e avaliação de políticas públicas migratórias por meio de dados e evidências. Além disso, busca promover o diálogo e a troca de conhecimentos entre diferentes setores, como instituições públicas, universidades, sociedade civil e organismos internacionais.

b) Visão: A visão do ORGMIGRA é ser um núcleo de pesquisa aplicada que se orienta pelos princípios de transparência, informação e publicidade. Para isso, pretende divulgar seus dados, informações e análises em meios digitais e impressos, como um portal eletrônico, boletins, relatórios e outras publicações. O Observatório também poderá contar com uma ferramenta digital interativa para monitorar os fluxos migratórios e as políticas públicas relacionadas. O objetivo final é apoiar a administração pública e a sociedade com informações qualificadas para aprimorar a governança  migratória no estado do Paraná.


c) Objetivos:

I – Subsidiar, com base em dados e evidências, a formulação e a avaliação de políticas públicas migratórias;

II – Realizar pesquisas quantitativas e qualitativas sobre as dinâmicas migratórias no contexto regional e estadual, ou que impactem o Estado do Paraná;

III – Promover o diálogo e troca de conhecimentos entre instituições públicas, universidades, sociedade civil e organismos internacionais;

IV – Desenvolver e divulgar boletins, relatórios, mapas, infográficos, publicações técnicas e científicas sobre a pauta migratória;

V – Apoiar ações de capacitação, formação e extensão sobre governança migratória voltadas à administração pública e à sociedade.


Estrutura:

A equipe será interdisciplinar e fluirá em seis eixos operacionais:

I – Coordenação Geral;

II – Dados e Indicadores;

III – Pesquisa Aplicada;

IV – Comunicação e Disseminação;

V – Cooperação Institucional e Projetos;

 

Equipe:

  • O Observatório será composto por uma equipe multidisciplinar, subordinada academicamente à Superintendência-Geral de Governança Migratória (SGGM).
  • O suporte técnico, administrativo e financeiro necessário para as atividades do Observatório será fornecido pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJU), utilizando as suas dotações orçamentárias.

 

Parceiros Institucionais

  • Órgãos e Entidades do Estado:
    O ORGMIGRA poderá contar com a colaboração de outros órgãos e entidades do Estado do Paraná. Essa colaboração pode incluir o recebimento e a coleta de bases de dados e informações sobre a pauta migratória ou temas correlatos.
     
  • Outros Parceiros:
    O Observatório também pode promover o diálogo e a troca de conhecimentos com universidades, a sociedade civil e organismos internacionais.

 

Contato

Entre em contato com a equipe do Observatório para dúvidas, parcerias, pedidos de dados ou agendamentos institucionais.

E-mail:

Endereço: